Os 10 erros mais comuns em uma dieta para queima de gordura (cutting)

Por mais que o acesso a informações sobre dieta esteja cada vez mais fácil para a população geral, as pessoas continuam cometendo os mesmos erros estúpidos na hora de queimar gordura.

Erros que desnecessariamente complicam a rotina, sabotam o progresso, destroem os níveis de energia e no final fazem parecer que a culpa é toda sua por não ter tido a devida disciplina.

Enquanto uma parcela realmente não tem força de vontade (e vive criando desculpas), muitos estão se esforçando, mas patinando no mesmo lugar por estarem cometendo erros bobos que poderiam ser facilmente corrigidos.

publicidade

Se você está dando duro para queimar gordura, porém, mesmo assim, não tem visto o devido progresso é (praticamente) certeza que você está cometendo um ou mais dos erros listados abaixo.

Erro 1 – Você está ingerindo calorias demais sem perceber

O fator mais importante na queima de gordura é fornecer menos calorias do que o corpo precisa, para forçar o uso de gordura corporal como fonte de energia.

Todo mundo já sabe disso (e se você não sabe, leia isso ou nenhum dos itens abaixo vai funcionar).

Acontece que muitas pessoas ainda estão ingerindo mais calorias do que deveriam e sabotando a queima de gordura.

Como isso acontece ?

  • Você não está colocando no papel quantas calorias está ingerindo por dia. Somente pessoas muito experientes com dieta sabem seguir uma dieta no instinto, os outros 99% vão fracassar.
  • Você está pesando os alimentos de forma errada ou medindo a quantidade “no olho”. Isso nunca funciona e você acaba comendo mais do que deveria.
  • Você faz “lanchinhos” durante o dia e pensa que isto não vai influenciar em nada. Dependendo do que você come, é muito fácil extrapolar as calorias sem perceber. Tudo o que você ingerir deve ser contabilizado.

Erro 2 – Você está ingerindo muito menos calorias do que deveria

Enquanto algumas pessoas não monitoram a ingestão de calorias corretamente e comem demais, outras a reduzem além do necessário.

Reduzir drasticamente as calorias, digamos mais de 1000 abaixo da sua manutenção, vai jogar seu apetite lá no céu, vai fazer você se sentir desgastado (fisicamente e mentalmente) e a performance no treino vai cair bastante.

Para a grande maioria das pessoas, um plano alimentar com grande restrição calórica acaba se tornando insustentável rapidamente.

Por outro lado, se você reduzir as calorias de forma discreta, você ainda vai perder gordura, mas sem sentir tanta queda de performance, sem sofrer de fome e consequentemente vai se manter firme por muito mais tempo.

Erro 3 – Você não está ingerindo proteína o suficiente

Proteína é essencial, tanto na fase de ganho de massa muscular como na de perda de gordura.

Entre os três macronutrientes, a proteína é o que mais diminui o apetite, preserva massa muscular e ainda mantém o metabolismo funcionando.

Sem contar que a proteína será o principal responsável por preservar sua massa muscular durante a queima de gordura.

De nada adianta perder peso se boa parte desse peso é massa muscular. O resultado final será um corpo magro, sem forma e flácido.

Tenha certeza de estar ingerindo algo próximo de 2g de proteína por quilo de peso corporal.

“Ah, mas tal estudo/profissional disse que eu não preciso ingerir tudo isso”

Estudos e profissionais da área vão sugerir quantidades de proteína que vão desde 0,8g/kg até mais de 3,3g/kg. Ingerir duas gramas por quilo corporal é sugerido em todo lugar justamente porque é um meio termo entre os extremos.

Erro 4 – Você não está ingerindo gordura o suficiente

Quando as pessoas querem queimar gordura, a primeira coisa que vem em mente é cortar a ingestão de lipídios.

Ao mesmo tempo que gordura é um dos macronutrientes mais calóricos, cortá-la da dieta é a maneira mais fácil de derrubar sua testosterona e outros hormônios que, ironicamente, iriam auxiliar na perda de gordura.

Veja bem.

O corpo precisa de gorduras para fazer hormônios e manter o organismo funcionando corretamente.

Tenha certeza de que, pelo menos, 25% das calorias da sua dieta estão vindo de gorduras.

Erro 5 – Você está tentando queimar gordura seguindo uma dieta “100% limpa”

A não ser que você seja um atleta próximo de uma competição, onde até mesmo os mínimos detalhes fazem diferença, seguir uma dieta rígida demais vai ser insustentável na maioria das vezes.

Desde que o principal da dieta esteja sendo seguido, mesmo que você coma o que gosta (sem extrapolar a ingestão de calorias diária), a queima de gordura vai continuar ocorrendo.

Tudo é uma questão de manter o déficit calórico. Ficar tirando tempero de alimentos e restringir completamente a escolha de alimentos, só vai transformar sua vida em um inferno.

Erro 6 – Você está depositando muita fé em suplementos

Suplementos para queima de gordura, principalmente termogênicos, irão, na melhor das hipóteses, dar uma pequena ajudinha na queima de gordura.

Dieta sempre será o carro chefe no progresso. Nenhum suplemento (até mesmo algumas drogas) jamais vão compensar uma dieta mal feita.

Claro, não há nada de errado em usar certos suplementos para acelerar a queima de gordura quando todo o resto está em dia, apenas não podemos esperar mudanças da água para o vinho com eles.

Erro 7 – Você não está dormindo o suficiente

Uma (apenas uma) noite mal dormida e sua sensibilidade à insulina será menor, hormônios que controlam o apetite estarão desregulados e suas chances de “matar” a dieta nesse dia serão bem maiores. Tenha certeza de estar dormindo no mínimo 8 horas por noite.

“Ah, mas eu trabalho e estudo, não posso ficar dormindo tudo isso”.

Primeiro, seu corpo não se importa com seus problemas pessoais, se você negligencia o sono porque está trabalhando ou assistindo Netflix, vai ter os mesmos malefícios da falta de descanso.

Segundo, poucas pessoas tem o luxo de poder dormir o quanto precisam todas as noites e mesmo assim conseguem progresso, procure apenas dar prioridade ao sono e dormir o máximo que você consegue dentro da sua realidade.

Erro 8 – Você está sendo impaciente

Queimar gordura, mantendo o máximo de massa muscular para obter um resultado final estético, requer tempo e paciência.

Perder entre 500 a 1000g de peso (não só gordura) por semana é considerado normal para quem está seguindo uma dieta hipocalórica de forma correta e consistente (sem desistir toda hora).

Considere também que conforme você for emagrecendo, o progresso será gradualmente mais lento.

Com isto em mente, se você imaginava que ia perder muito mais do que isso e ter o corpo dos seus sonhos em um curto período de tempo, é bom você reajustar suas expectativas.

Erro 9 – Você está se comparando com as pessoas erradas

Tenha em mente que os atletas famosos que você vê nas redes sociais são famosos justamente porque eles são os melhores entre os melhores.

Eles possuem as melhores genéticas, tem mais de uma década de experiência em treino e dieta, acompanhamento com os melhores profissionais, podem estar usando todo tipo de drogas anabólicas e ainda tiram fotos com as condições perfeitas para destacar suas qualidades.

Isto não tira o mérito deles de forma alguma, a questão é que muitas pessoas pensam que, após ganharem definição muscular, vão ficar parecidos com o Felipe Franco (ou outro famoso) e quando isso obviamente não acontece, desistem dessa vida.

Parece uma frase de motivação clichê, mas em vez disso, preocupe-se apenas em ser melhor do que você foi ontem. Cuide da própria vida e pronto.

No mundo fitness, se comparar com os outros é um baita tiro no pé, pois genética não se escolhe (uns sempre terão vantagens naturais) e nunca saberemos o quanto uma pessoa está sacrificando a própria saúde para ganhar destaque momentâneo (isso vale para famosos de rede social até caras da sua própria academia).

Erro 10 – Você espera que as coisas sempre sejam perfeitas

Independente de quão organizado e disciplinado você seja, eventualmente as coisas podem sair dos trilhos.

Você pode deixar a peteca cair e extrapolar o consumo de calorias diário sem querer, as vezes perderá motivação e ficará desanimado.

Tudo isso é normal.

Muitas pessoas acabam desistindo completamente de um plano quando cometem um deslize, mas isto é o normal e esperado em qualquer plano

Queima de gordura não é um processo perfeito, por isso precisamos nos preocupar apenas com o principal.

Se você comete alguns erros de vez em quando, mas o principal está sendo seguido na maior parte do tempo, você vai ter progresso. Isso que importa.

Na verdade, estes erros e recaídas fazem parte do aprendizado para que você fique cada vez melhor.

publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *