Avançar para o conteúdo principal

Maior Volume de Treino = Maior Hipertrofia Muscular

Na eterna discussão entre os defensores de um volume de treino baixo e alta intensidade, ao estilo HIT de Mike Mentzer, contrapõem-se aqueles que favorecem volumes de treino elevados, de acordo com a filosofia de treino de Arnold Schwarzenegger e companhia.

Ao longo dos últimos anos, o tema do volume treino também tem sido alvo da atenção de académicos e curiosos da temática.

Apenas para clarificar o leitor, o volume de treino, quando o objetivo principal é a hipertrofia muscular, pode ser quantificado pelo número de séries “difíceis” por grupo muscular, conduzidas até perto da falha muscular.

Uma revisão sistemática e meta-análise conduzida publicada recentemente teve como objetivo comparar as respostas aos volumes de treino moderados e elevados, em termos de promoção da hipertrofia muscular.

Na sua análise, os investigadores incluíram sete estudos controlados, que tiveram uma duração mínima de seis semanas, e cujos participantes tinham entre 18-35 anos, e pelo menos um ano de experiência com treino resistido.

O total de 196 participantes foram divididos em três grupos, de acordo com o volume de treino que executaram no seu estudo:

  • “Baixo” (<12 séries/semana)
  • “Moderado” (12-20 séries/semana)
  • “Elevado” (>20 séries/semana)

Os investigadores não observaram diferenças entre os grupos “moderado” e “elevado” em termos de hipertrofia dos músculos quadríceps e bíceps braquial.

No entanto, parece que um volume de treino mais elevado promove maiores ganhos de massa muscular no tríceps braquial.

De acordo com os resultados desta revisão, um intervalo de 12 a 20 séries por semana, para cada grupo muscular, poderá ser a recomendação standard ótima para otimizar a hipertrofia muscular em homens jovens e com experiência de treino resistido.

Estes investigadores referem que:

Desde que o nível de esforço seja elevado, o volume de treino aparenta ser a variável mais importante para a hipertrofia muscular.

E concluíram:

Embora exista uma tendência favorável em direção a um volume de treino elevado (+20 séries por semana por grupo muscular), não houve diferenças entre o volume de treino elevado e moderado ao nível da hipertrofia do quadríceps femoral e bíceps braquial.

No entanto, parece que um volume de treino elevado é melhor para induzir ganhos de massa muscular no tríceps braquial.

Referência!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os Suplementos Termogénicos Funcionam?

A obesidade encontra-se classificada como uma doença crónica cuja prevalência tem vindo a aumentar ao ponto de atualmente ser considerada uma pandemia. ¹ Atualmente, verifica-se que a maioria da população europeia (60%) encontra-se na categoria de pré-obesidade, ou obesidade. ¹ Em Portugal o cenário é relativamente similar, com 57,1% dos indivíduos a apresentar um índice de massa corporal ≥25 kg/m². ²   Logicamente, esta população numerosa representa um mercado apetecível para as empresas envolvidas na produção e/ou comercialização de suplementos alimentares, que ambicionem aumentar as suas vendas.  Do conjunto de suplementos direcionados para a perda de peso/gordura, destacam-se os termogénicos, os quais, supostamente, promovem um aumento da lipólise através de um aumento do metabolismo, induzido por determinados compostos presentes nesses suplementos.  Mas será que os suplementos termogénicos efetivamente facilitam a perda de peso ou de gordura em indivíduos pré-obesos ...

Quantidades Mais Elevadas de Proteína Afetam Negativamente a Saúde a Longo Prazo?

Afirma-se com alguma frequência que ingestão de quantidades relativamente mais elevadas de proteína tem um impacto negativo na saúde, sobretudo a médio-longo prazo.  Entre os putativos efeitos negativos temos, por exemplo, perturbações a nível renal, problemas cardiovasculares, maior probabilidade de problemas de saúde na velhice incluindo menor saúde metabólica, menor longevidade e outros.( 1 )  Mas será que uma maior ingestão de proteína realmente prejudica a saúde a longo prazo?  Kitada et al. (2024)  Recentemente, foi publicado um estudo que pretendeu avaliar os efeitos da ingestão de proteína a longo prazo, no envelhecimento de 3721 mulheres que participaram no famoso estudo prospetivo Nurses Health Study.  Mais precisamente, estes investigadores pretenderam testar a hipótese de que uma ingestão mais elevada de proteína se associa a uma maior probabilidade de envelhecimento saudável.  Neste caso, envelhecimento saudável correspondia a uma boa saúde me...

Os BCAAs São Úteis Para Praticantes de Musculação?

Pode-se afirmar que os aminoácidos representam os blocos de construção do músculo esquelético e de outras proteínas que integram o corpo humano.  De um total de 20 diferentes aminoácidos que podem formar as diversas proteínas presentes no corpo humano, 9 são considerados “aminoácidos essenciais” por não poderem ser sintetizadas nos tecidos corporais e têm obrigatoriamente de ser obtidas a partir da dieta.  No conjunto de 9 aminoácidos essenciais incluem-se os aminoácidos de cadeia ramificada. São eles a leucina, isoleucina e valina, e constituem cerca de 14% do total de aminoácidos que constituem as proteínas do músculo esquelético.  Os aminoácidos de cadeia ramificada, ou BCAAs, são dos suplementos mais consumidos (36,8%) pelos portugueses que frequentam os ginásios.  A sua popularidade baseia-se na crença, alimentada por campanhas de marketing financiadas por empresas de suplementos, de que os BCAAs têm propriedades anabólicas e anti-catabólicas. Kaspy et al. (2023...