Avançar para o conteúdo principal

Dica rapida #7 - Batatas fritas light

Para a maioria das pessoas as batatas fritas são um alimento que se deve evitar ou cujo consumo deve ser evitado ou pelo menos moderado.

Isto é especialmente válido para aqueles que procuram alimentar-se de forma saudável e/ou perder peso.

Faz sentido que assim seja pois as batatas fritas, de pacote por exemplo, geralmente têm uma elevada densidade energética, com cerca de 543 kcal por cada 100 gr.

No entanto, é possível degustar e desfrutar deste alimento sem ingerir uma quantidade excessiva de calorias e sem que o sabor se altere em demasia.

Fritadeira sem óleo

Desde há alguns anos que existem electrodomésticos que permitem cozinhar batatas fritas usando apenas 3% (1 colher de sopa) ou menos, da quantidade de óleo habitualmente usado nas fritadeiras comuns.

Se usar batatas-fritas de pacote (pré-fritas), não precisará de adicionar óleo e estas ficarão cozinhadas em cerca de 20 min.

Caso utiliza batatas frescas, normais, estas demorarão cerca de 40-45 minutos até ficarem fritas e nesse caso recomenda-se a adição de pelo menos ½ colher de óleo ou azeite.

Felizmente para nós, para além de fritar batatas, este electrodoméstico também permite fritar carne e outros alimentos, sendo assim uma boa alternativa para aqueles que gostam de carnes fritas, ficando saborosos mesmo sem a adição de óleo.

A fritadeira sem óleo mais conhecida, a Tefal Actifry tem um custo que ronda os €144, mas também há à venda outras fritadeiras sem óleo mais económicas, tais como:

Valores nutricionais (por 100g)

  Kcal Gordura Carboidratos Proteína
Batata frita tipo chips Industrializada 543 36,6g 51,2g 5,6g
Batata inglesa frita 267 13,1g 35,6g 5g
Batata inglesa crua 64 0 14,7g 1,8g
Batata inglesa frita com 1 colher de sobremesa de azeite (4g)* 125 4g 14,7g 1,8g

*Valores aproximados
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos 4a. edição

Como pode ver, as batatas fritas de pacote, tipo chips, são as que têm mais gordura e mais carboidratos, sendo por isso as que têm maior densidade calórica.

Também verificamos que as batatas fritas cozinhadas pelas fritadeiras sem óleo, com apenas 4g de azeite, têm um valor calórico significativamente mais reduzido em comparação com as batatas fritas normais e poderiam até ser consideradas num regime alimentar “saudável”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os Suplementos Termogénicos Funcionam?

A obesidade encontra-se classificada como uma doença crónica cuja prevalência tem vindo a aumentar ao ponto de atualmente ser considerada uma pandemia. ¹ Atualmente, verifica-se que a maioria da população europeia (60%) encontra-se na categoria de pré-obesidade, ou obesidade. ¹ Em Portugal o cenário é relativamente similar, com 57,1% dos indivíduos a apresentar um índice de massa corporal ≥25 kg/m². ²   Logicamente, esta população numerosa representa um mercado apetecível para as empresas envolvidas na produção e/ou comercialização de suplementos alimentares, que ambicionem aumentar as suas vendas.  Do conjunto de suplementos direcionados para a perda de peso/gordura, destacam-se os termogénicos, os quais, supostamente, promovem um aumento da lipólise através de um aumento do metabolismo, induzido por determinados compostos presentes nesses suplementos.  Mas será que os suplementos termogénicos efetivamente facilitam a perda de peso ou de gordura em indivíduos pré-obesos ...

Quantidades Mais Elevadas de Proteína Afetam Negativamente a Saúde a Longo Prazo?

Afirma-se com alguma frequência que ingestão de quantidades relativamente mais elevadas de proteína tem um impacto negativo na saúde, sobretudo a médio-longo prazo.  Entre os putativos efeitos negativos temos, por exemplo, perturbações a nível renal, problemas cardiovasculares, maior probabilidade de problemas de saúde na velhice incluindo menor saúde metabólica, menor longevidade e outros.( 1 )  Mas será que uma maior ingestão de proteína realmente prejudica a saúde a longo prazo?  Kitada et al. (2024)  Recentemente, foi publicado um estudo que pretendeu avaliar os efeitos da ingestão de proteína a longo prazo, no envelhecimento de 3721 mulheres que participaram no famoso estudo prospetivo Nurses Health Study.  Mais precisamente, estes investigadores pretenderam testar a hipótese de que uma ingestão mais elevada de proteína se associa a uma maior probabilidade de envelhecimento saudável.  Neste caso, envelhecimento saudável correspondia a uma boa saúde me...

Os BCAAs São Úteis Para Praticantes de Musculação?

Pode-se afirmar que os aminoácidos representam os blocos de construção do músculo esquelético e de outras proteínas que integram o corpo humano.  De um total de 20 diferentes aminoácidos que podem formar as diversas proteínas presentes no corpo humano, 9 são considerados “aminoácidos essenciais” por não poderem ser sintetizadas nos tecidos corporais e têm obrigatoriamente de ser obtidas a partir da dieta.  No conjunto de 9 aminoácidos essenciais incluem-se os aminoácidos de cadeia ramificada. São eles a leucina, isoleucina e valina, e constituem cerca de 14% do total de aminoácidos que constituem as proteínas do músculo esquelético.  Os aminoácidos de cadeia ramificada, ou BCAAs, são dos suplementos mais consumidos (36,8%) pelos portugueses que frequentam os ginásios.  A sua popularidade baseia-se na crença, alimentada por campanhas de marketing financiadas por empresas de suplementos, de que os BCAAs têm propriedades anabólicas e anti-catabólicas. Kaspy et al. (2023...